(54) 3329-5834 anelisecardinal@hotmail.com (54) 9 9224-7733

Qual a indicação médica?

Rugas de expressão faciais, especialmente na região da testa, entre as sobrancelhas (glabela), pés de galinha e nasal (bunny-lines). Também utilizada para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo) axilar e palmar.

Quanto tempo demora o procedimento?
Cerca de 30 minutos

E por quanto tempo dura o resultado?
O efeito da toxina botulínica costuma durar de 4 a 6 meses, conforme a área tratada e características individuais de cada paciente. Após este período é realizada nova aplicação.

Quais são os resultados esperados?
O efeito inicia em 3 dias e se completa em 15 dias após a aplicação. As rugas tratadas não mais ficarão vincadas ao movimento, suavizando a expressão de maneira natural.

O que é
Trata-se de um subtipo de toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e comercializada para tratamentos médicos, especialmente na área da dermatologia, estética, oftalmologia e neurologia. Atualmente existem três formas comerciais aprovadas pelo FDA para tratamento estético das rugas faciais: o Botox, o Dysport e o Xeomin. A Dermatologia já usa a toxina botulínica há mais de 20 anos para atenuar rugas/linhas de expressão. Ela atua impedindo a contração da alguns músculos faciais que dão origem às essas rugas de expressão. Com o relaxamento da musculatura, após a aplicação da toxina, as rugas atenuam-se deixando o rosto com aspecto mais jovem e natural.

Como é realizado
A toxina é injetada sob a pele, em pontos escolhidos de acordo com as rugas que serão tratadas, conforme avaliação médica. Para amenizar a sensibilidade à picada, pode ser utilizada uma pomada anestésica na área 30 minutos antes do procedimento.

Tempo de Recuperação
O paciente pode sair da clínica e exercer suas atividades habituais normalmente. Não há necessidade de repouso. Após a aplicação, os principais cuidados são: não massagear a região tratada, não deitar e não fazer atividade física por um período de 4 horas.

Resultados esperados
O resultado esperado é atenuação das rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, e esse efeito começa a ser observado nas primeiras 72 horas, aumentando gradativamente nos 10 a 15 dias subsequentes à aplicação, quando se estabiliza. Esse efeito dura cerca de 4 a 6 meses, sendo então necessária uma nova aplicação para a manutenção do mesmo. É importante lembrar que, nos meses após a aplicação da toxina botulínica, a movimentação das áreas tratadas vai voltando ao normal gradualmente, portanto o efeito de bloqueio máximo inicial não será mantido durante todo o período de ação do produto. Como o tratamento será feito em alguns grupos musculares específicos, a expressão da pessoa permanece inalterada, pois a mímica facial é composta por dezenas de músculos diferentes e que em sua maioria não sofrerão interferência do produto.

Responsável Técnica - Dra. Anelise Cardinal - Médica Dermatologista - Cremers 33670 - RQE 30870

Precisa de atendimento?