(54) 3329-5834 anelisecardinal@hotmail.com (54) 9 9224-7733
O que é?

Mais conhecida por Botox, nome de sua primeira apresentação comercial, a toxina botulínica é um dos tratamentos cosméticos mais populares de todo o mundo. Para ajudar você a decidir se este tratamento é correto para você, a Academia Americana de Dermatologia traz informações em perguntas e respostas.

O Botox é muito indicado e realizado no tratamento e prevenção de rugas de expressão, que se não tratadas levam a rugas marcadas na região da testa e ao redor dos olhos. Para tratar de linhas finas e rugas, o produto é injetado pelo médico nos músculos alvo da face ou pescoço. Assim, estes músculos são temporariamente relaxados, diminuindo as linhas finas e rugas. O efeito dura 3 a 4 meses, e às vezes mais.
Para tratar de excesso de suor, o médico injeta o produto diretamente na pele das axilas. Um único tratamento proporciona até 6 meses de alívio do suor excessivo, sendo habitualmente feita uma nova aplicação em 9 a 12 meses.

Vou ficar sem expressões após o tratamento?
Atualmente, o objetivo é proporcionar uma aparência natural. Para isso, o médico irá injetar apenas o suficiente para enfraquecer e relaxar o músculo alvo, sem atingir outros músculos. Isso permite que os pacientes mantenham suas expressões faciais naturais.

Vou perder minha sensibilidade nas áreas das injeções?
Não. Este tratamento não afeta sua capacidade sensitiva.

Quando é seguro fazer uma nova aplicação?
Você pode fazer uma nova aplicação quando o suor excessivo ou as rugas retornarem. Com a repetição do tratamento pra linhas e rugas, o músculo pode ficar mais fino, e os resultados podem durar mais.

Existe algum tempo de recuperação?
A maioria das pessoas retorna às suas atividades imediatamente.

 

Que cuidados devo ter após o procedimento?
Para prevenir que o produto injetado se espalhe para áreas indesejadas, você terá que tomar algumas precauções:
• não esfregue ou massageie a área onde você recebeu as injeções;
• se você aplicar maquiagem, tome cuidado para não pressionar ou esfregar no sentido central da face;
• aguarde duas horas antes de se envolver em atividades físicas.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?
Se um paciente desenvolver efeitos colaterais, estes tendem a ser leves e temporários. As injeções, ao contrário da toxina botulínica em si, causam a maioria dos efeitos colaterais leves. Por exemplo, um paciente pode ter um pequeno hematoma (área arroxeada) devido à picada. Se isto ocorrer, normalmente se resolve em 1 semana.
Após receber as injeções, as pessoas já relataram:
• inchaço
• vermelhidão
• dor
• hematomas
• dor de cabeça leve (incomum)
• fraqueza em um músculo vizinho, levando a uma sobrancelha ou pálpebra temporariamente caída (raro)
• sinais e sintomas de botulismo, como problemas para respirar, deglutir ou falar (muito raro; nunca houve após tratamento estético)

Qual é o registro de segurança para este procedimento?
Mais de 20 anos atrás, um dermatologista e sua esposa, uma oftalmologista, começaram a usar a toxina botulínica para tratar dos sinais do envelhecimento. Atualmente, os médicos aplicam o produto em milhões de pacientes a cada ano. Quando usado por dermatologistas para tratar de sinais do envelhecimento ou do excesso de suor, nenhum efeito colateral sério, como problemas respiratórios ou de deglutição, foi relatado. Para garantir a segurança de seus pacientes como prioridade, a atualização profissional é essencial. Dermatologistas têm milhões de pacientes satisfeitos, de todas as cores e tipos de pele, com o tratamento da toxina botulínica.

Responsável Técnica - Dra. Anelise Cardinal - Médica Dermatologista - Cremers 33670 - RQE 30870

Precisa de atendimento?