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O que são as rugas de expressão?

São linhas que se formam em locais da face onde ocorrem mais expressões de mímica, devido ao movimento repetitivo dos músculos. Quando o músculo é muito forte e a pele não tem elasticidade e hidratação suficientes para voltar ao normal após a contração, formam-se as rugas de expressão. Elas podem surgir precocemente em algumas pessoas, dependendo do padrão de expressões, características da pele – como hidratação e firmeza –  e hábitos como fumar ou expor-se ao sol. Com o passar do tempo, elas vão se tornando mais profundas, tornando-se fixas ou permanentes, visíveis mesmo em repouso, ou seja, sem fazer respectiva mímica. As mais frequentes são entre as sobrancelhas, na testa (horizontais) e nos pés de galinha.

Como tratar das rugas de expressão?
Uma vez que as rugas de expressão sejam observadas, tratar precocemente é fundamental para evitar que ser tornem permanentes. O tratamento específico para elas é realizado com a aplicação de toxina botulínica, ou Botox, que irá relaxar o músculo responsável pela sua formação, conferindo um aspecto mais descansado à face. As regiões tratadas variam de acordo com cada pessoa e pode ser realizado a partir dos 20 ou 30 anos, quando as linhas começam a surgir. O efeito dura de 4 a 6 meses, quando uma nova aplicação deve ser realizada para manter os resultados.

Posso prevenir as rugas de expressão?
Uma pele mais hidratada e densa, demora mais para exibir as rugas de expressão. Veja alguns cuidados para prevenir o seu surgimento:

  1. Proteja-se do sol.
    O sol danifica as fibras colágenas e elásticas da pele, deixando-a mais suscetível à formação de rugas. Aplique um filtro solar de alta proteção UVA e UVB (amplo espectro), com FPS 30 ou superior, regularmente, ou seja, pela manhã, ao meio-dia e às 16 horas, todos os dias.
  2. Não fume.
    O tabagismo também danifica as fibras de sustentação da pele, além de deixá-la mais ressecada e sem viço. O hábito de fumar também é um dos causadores das rugas ao redor dos lábios conhecidas por código de barras, pelo movimento repetitivo.
  3. Hidrate sua pele.
    Aplique diariamente um hidratante específico para o seu tipo de pele (o seu dermatologista vai indicar a melhor opção para você ;)) , com ação antioxidante e anti-aging, para melhorar a qualidade da sua pele.
  4. Alimente-se saudavelmente.
    Uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes e vitaminas, auxilia a manter uma pele viçosa. Invista em alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, vitamina E, como castanhas, nozes e amêndoas, e resveratrol, presente na uva, no mirtilo e no chocolate amargo. Não esqueça da hidratação de dentro para fora, ou seja, beber no mínimo 2 litros de água por dia é essencial para uma pele bem hidratada.
  5. Visite seu dermatologista.
    Tratamentos como lasers, peelings químicos, skinboosters e bioestimulação de colágeno podem auxiliar na hidratação e textura da pele, complementando a sua rotina de cuidados e retardando o surgimento dos sinais de envelhecimento.

Responsável Técnica - Dra. Anelise Cardinal - Médica Dermatologista - Cremers 33670 - RQE 30870

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