A queda de cabelo é uma das queixas mais frequentes no consultório do dermatologista. Ela pode ser um sinal de doenças do próprio couro cabeludo, como a alopécia androgenética e a alopécia areata, mas a sua causa mais comum é o eflúvio telógeno.
A perda capilar pelo eflúvio telógeno ocorre quando algum estímulo altera o ciclo do cabelo, acelerando a troca da fase anágena (de fios duradouros) para a fase telógena (de queda e renovação). Esse fenômeno leva a perdas significativas de cabelos em intervalos de tempo relativamente curtos, causando muita ansiedade ao paciente. Pode ser ocasionado pelo uso de medicamentos, infecções, pós-parto, carências nutricionais, estresse, dentre outras.
De maneira semelhante ao resto da pele, o cabelo também sofre um processo de envelhecimento, chamado de aging hair, que ocorre por transformações em nível hormonal e enzimático, que resultam em um cabelo sem melanina, mais frágil e fino, com redução da densidade capilar (cabelos ralos). Esse fenômeno pode ser intensificado nos casos em que a alopécia androgenética está associada (calvície masculina e feminina).
O médico dermatologista é o especialista dedicado ao diagnóstico e tratamento das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. Uma avaliação especializada é fundamental para o manejo correto das condições que levam à queda capilar, evitando sequelas que podem até mesmo ser irreversíveis. Consulte o seu dermatologista e cuide bem dos seus cabelos.
6 PASSOS PARA UM CABELO MAIS SAUDÁVEL
- Cuide do seu cabelo como você cuida da sua pele, lavando diariamente. Nunca deixe de lava-lo por mais de três dias.
- Evite escovas duras. Use somente as com pontas de plástico redondas. Desembaraçando o final do cabelo e não o topo. “Se você não sabe ao certo se a escova é macia o suficiente, tente usa-la em sobre uma roupa ou almofada de lã”. “Se soltar pelo, imagine o que ele faz com seu cabelo”.
- Lanche maçãs, saladas, bolachas de trigo ou uma tigela de mingau. “A energia disponível para seu cabeço cai quatro horas depois de você comer, então dietas malucas e sucos diets são terríveis para ele”.
- Não corte da dieta um grupo inteiro de comidas. “Não há nada mais trabalhoso que ser vegano, por exemplo, esse estilo de dieta afetará seu cabelo”. A proteína animal contem aminoácidos que não são produzidos pelo corpo, sendo a única fonte de vitamina B12, a não ser que você tome suplemento.
- Gerencie o estresse: tente yoga, natação, pilates, meditação ou terapia comportamental cognitiva podem ser úteis na retenção de cabelo. 6. Durma mais. Um total de oito horas de possível e bom para sua saúde psicológica. Além disso, faz bem para seu cabelo e é realmente importante sentir-se bem disposto.
Mas lembre-se, é importante consultar um médico dermatologista para avaliação e tratamento adequados para seu couro cabeludo.