(54) 3329-5834 anelisecardinal@hotmail.com (54) 9 9224-7733

O que são?

Os poros dilatados são uma queixa frequente, especialmente em pessoas com a pele oleosa. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, que intensifica o suor e a produção de oleosidade da pele.

Os poros são os locais da pele onde estão os folículos pilosos (pelos) e onde desembocam as glândulas sebáceas. A atividade dessas glândulas costuma ser maior na zona T da face, resultando em maior oleosidade e poros dilatados nestes locais. A obstrução dos poros pode também levar à formação de cravos e espinhas (acne).

Além da oleosidade, outros fatores também podem contribuir para a formação dos poros dilatados. O envelhecimento da pele leva a uma perda de elasticidade, que evidencia os poros, deixando a pele com aspecto mais irregular. A exposição solar também pode influenciar, pois altera a estrutura da pele e degrada as fibras colágenas e elásticas. A predisposição genética também parece exercer um papel relevante na formação dos poros dilatados, e algumas famílias são mais acometidas. A presença de rosácea, uma doença inflamatória da pele que leva à formação de vasinhos faciais e lesões tipo espinhas, também pode favorecer a dilatação dos poros, sendo que em casos mais severos, especialmente em homens, pode levar à formação de rinofima (quando o nariz tem os poros dilatados, aumento de volume, vermelhidão e deformidade).

 

Dicas para evitar os poros dilatados

  • Use filtro solar regularmente
  • Use produtos adequados ao seu tipo de pele para limpeza diária
  • Sempre retire a maquiagem no fim do dia
  • Evite água quente para lavar a face
  • Aplique primer antes do filtro solar e da maquiagem
  • Uma vez por semana, faça uma esfoliação facial para remover as impurezas que se depositam
  • Faça limpeza de pele a cada 2 ou 3 meses.

Tratamentos Dermatológicos para os Poros Dilatados
O médico dermatologista é o profissional capacitado para avaliar adequadamente a sua pele e determinar o melhor tratamento. Como os poros dilatados podem ter relação com algumas afecções cutâneas, o ideal é sempre consultar o especialista.

Responsável Técnica - Dra. Anelise Cardinal - Médica Dermatologista - Cremers 33670 - RQE 30870

Precisa de atendimento?