(54) 3329-5834 anelisecardinal@hotmail.com (54) 9 9224-7733
Qual a indicação médica?

As manchas acometem muitas pessoas e costumam causar bastante incômodo, especialmente quando são na face. Um rosto manchado pode carregar a expressão e deixar a aparência geral da pele ruim. O que fazer para melhorar então? Existem diferentes tipos de mancha, e nem todas são tratadas da mesma maneira. Uma avaliação médica é essencial para determinar o tratamento mais adequado para cada caso. Fique por dentro das opções e não deixe para amanhã o seu tratamento, pois quanto mais precocemente se iniciar o tratamento, melhor o resultado.

Peeling Químico
Felizmente, a maior parte das manchas costuma ser superficial. O peeling químico pode auxiliar na remoção destas manchas pois utiliza ácidos que renovam a camada superficial da pele, clareando as manchas mais superficiais. Procure sempre um profissional treinado e experiente, pois este procedimento não é livre de complicações. O peeling é feito em sessões e podem ser necessárias várias aplicações até a completa remoção das manchas. O tratamento remove as células mortas da pele e estimula a sua renovação, deixando a pele com aparência mais bonita e saudável.

 

Luz Intensa Pulsada
O tratamento com a luz intensa pulsada é muito eficaz no tratamento de melanoses (manchas escuras senis da face, colo e mãos) e também das efélides, as famosas sardinhas (que quando numerosas ou de maior tamanho costumam perturbar). A luz é captada pelo pigmento da mancha, que será eliminado em uma descamação fina durante a primeira semana após o tratamento. Conforme a quantidade de manchas, a sua profundidade e o tipo de pele, podem ser necessárias mais aplicações, mas os resultados já podem ser observados desde o primeiro tratamento.

Laser Fracionado Não-ablativo
Trata-se de um dos mais modernos tratamentos para manchas. Trata micropontos da pele profundamente, sem agredir a porção mais superficial (não-ablativo), estimulando a produção de colágeno e auxiliando na remoção da melanina das manchas. A recuperação é tranquila e não é necessário afastar-se das atividades habituais.

Laser Fracionado Ablativo
Esta modalidade de laser atinge camadas profundas da pele e assim permite a remoção de manchas mais antigas e profundas. Além disso, ele também rejuvenesce a pele, estimulando o colágeno e melhorando a textura da pele, o aspecto de rugas e o envelhecimento solar. A recuperação da pele costuma ser rápida, mas inclui alguns dias de vermelhidão e crostas, preferindo-se realizar este tratamento no inverno.

 

Tratamento de Manutenção
Com as opções de tratamento disponíveis, uma boa resposta de clareamento costuma ser alcançada, mesmo que necessárias várias sessões de tratamento. Uma vez clareada a pele, o segredo é a manutenção. A pele com tendências a manchar, volta a apresentar manchas com facilidade se não for bem cuidada.

Dentre os cuidados, o mais importante é a proteção solar! Um filtro solar de amplo espectro deve ser aplicado diariamente, pela manhã, ao meio-dia e às 16 horas, em qualquer condição climática e independentemente do grau de exposição. Quando houver exposição mais intensa, como na praia, piscina ou campo, o filtro deve ser reaplicado a cada 2 horas e a proteção deve ser complementada por vestuário adequado, como chapéus, bonés e camisetas.

Outro cuidado importante no tratamento de manutenção é sempre estar utilizando algum tipo de agente clareador – encontrados em diversas fórmulas – para manter a via da pigmentação bloqueada. Existem vários produtos com esta finalidade no mercado, e algumas fórmulas também podem ser manipuladas. O seu médico deve ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu caso.

Responsável Técnica - Dra. Anelise Cardinal - Médica Dermatologista - Cremers 33670 - RQE 30870

Precisa de atendimento?