(54) 3329-5834 anelisecardinal@hotmail.com (54) 9 9224-7733

Qual a indicação médica?

Remoção definitiva de pêlos de castanho-claros a pretos em qualquer região do corpo, redução dos pêlos em áreas de foliculite (pêlos encravados com inflamação), pessoas com excesso de pêlos..

Quanto tempo demora o procedimento?
Depende da área a ser tratada.

E quantas sessões são necessárias?
São necessárias no mínimo 3 a 4 sessões de depilação a laser. Em geral, com 4-6 sessões consegue-se um resultado de 60% a 80% de eficácia. Alguns casos têm esse resultado com menos sessões e outros com mais. Esses resultados podem ser esperados desde que não haja nenhum distúrbio endócrino que interfira no crescimento do pêlo, que não seja feito uso de hormônios anabolizantes do tipo masculinos ou de crescimento, que o pêlo tenha coloração escura e a pele não seja morena ou negra. Nesses casos, serão necessárias mais sessões.

Quais são os resultados esperados?
Redução gradativa dos pêlos da área tratada ao longo das sessões.

O que é
A depilação a laser é um método com aprovação do FDA e da ANVISA há vários anos. Os folículos pilosos possuem regiões localizadas próximas à “raiz” do pêlo chamadas bulgi pilosa e papila dérmica. Nestas regiões, encontram-se células encarregadas de gerar um novo pêlo sempre que este for arrancado com pinça, cera ou qualquer outro método de depilação não definitivo. A luz do laser de diodo é absorvida por pigmentos de cor castanho a preto e sua energia é transferida até a papila dérmica e a bulgi. Chegando lá, o calor da luz do laser provoca destruição destas células, impedindo a formação de um novo pêlo. Pode ocorrer também somente a miniaturização destas estruturas, o que deixa os pêlos mais finos e claros, porém suscetíveis a recrescimento.

Como é realizado
Após a higiene e retirada do excesso de pêlos da área tratada, é aplicado um gel condutor na pele, sobre o qual será aplicado o laser. A sensação desencadeada durante a aplicação do laser é de ardência leve a moderada que persiste em torno de 30 minutos após o término da sessão, podendo em alguns casos persistir por algumas horas. A dor é uma sensação muito individual, dependente da sensibilidade de cada pessoa e, portanto, difícil de quantificar. Logo após a aplicação do laser, a pele do local fica rósea durante aproximadamente 4 horas, e os pêlos desaparecem ou ficam como pequenos pontos escuros que irão cair do folículo com o passar do tempo.

Cuidados necessários
A região a ser depilada com laser não poderá ter seus pêlos arrancados com pinça, cera ou qualquer método que arranque o pêlo do folículo por pelo menos 15 dias antes do procedimento a laser, sendo que o ideal é não arrancar os pêlos 30 dias antes. A lâmina de barbear poderá ser utilizada até 3 dias antes do procedimento. O intervalo entre uma sessão e outra deverá ser de, no mínimo, 30 dias. Enquanto durarem as sessões de depilação, não deve haver exposição solar ou bronzeamento artificial no local a ser depilado. Se o local a ser depilado estiver exposto ao raios solares, por exemplo a face, deve haver uso de filtro solar com FPS > 30 no mínimo 3 vezes ao dia, até o término da última sessão.

A depilação é permanente?
A depilação com lasers é permanente ou definitiva para a maioria dos pêlos tratados. O termo “permanente” ou “definitiva” é inadequado, pois pressupõe que uma vez tratada a área nunca mais existirão pêlos no local. Isto não é verdade, porque nenhum equipamento de laser ou luz pulsada é capaz de realizar total e completa eliminação definitiva de todos os pêlos da área tratada. Bons equipamentos conseguem a eliminação definitiva de 60 a 80% dos pêlos da área tratada com 3 a 6 sessões, porém os pêlos restantes adquirem características favoráveis, pois tornam-se mais claros, finos e com menor risco de infecções ou inflamações. Estes pêlos remanescentes podem voltar a engrossar por motivos endócrinos, uso de algumas medicações, gravidez e outras situações.

Diga adeus a depilação contínua