O número de procedimentos dermatológicos estéticos realizados pelos homens nos últimos anos vem cada vez crescendo mais, ainda que as mulheres sejam a maioria dentre os pacientes que procuram estes tratamentos. Os homens procuram tratamentos estéticos por motivos mais sutis que as mulheres, priorizando uma aparência mais descansada e que transmita a ideia de um indivíduo atualizado e competitivo no mercado de trabalho.
Os pacientes masculinos optam por procedimentos com menor tempo de recuperação pós-procedimento, que permitam retorno rápido às atividades profissionais, e que tragam resultados mais naturais. Em face disto, os tratamentos para o público masculino estão cada vez mais especializados em atender suas necessidades particulares, levando sempre em consideração as importantes diferenças anatômicas, psicológicas e sociais deste segmento.
A toxina botulínica (popularmente conhecida por Botox) é o procedimento não invasivo mais realizado em homens, especialmente na região da testa e ao redor dos olhos, onde as rugas de expressão e estáticas podem transmitir a ideia de um indivíduo cansado, ultrapassado ou excessivamente severo. O botox trata das rugas de expressão e previne o surgimento de rugas mais profundas na face. São escolhidas as áreas a serem tratadas de acordo com cada paciente para manter a harmonia e a naturalidade.
O uso de preenchedores de ácido hialurônico também vem crescendo bastante, não apenas no rejuvenescimento, mas também na prevenção de rugas profundas e flacidez e na otimização das características anatômicas esteticamente desejáveis para a harmonia facial masculina. Os homens frequentemente apresentam deficiência de volume na região malar e zigomática da face (área superior e lateral das bochechas), o que se agrava com o envelhecimento e enfraquece a sustentação da face, ocasionando outras marcas, como olheiras e bigode chinês. O contorno da face, que inclui a região da mandíbula e o queixo, também deve ser mais marcado na face masculina, traduzindo uma ideia de masculinidade e virilidade. O ácido hialurônico pode ser utilizado para otimizar e fazer pequenas correções na definição desse contorno. Os resultados costumam ser bastante satisfatórios.
A depilação a laser é outro tratamento que pode trazer praticidade ao dia-a-dia dos homens. Pode ser realizada na área da barba, definindo melhor o contorno e tornando o barbear mais fácil, bem como removendo os pelos de áreas que apresentem inflamações (do tipo foliculite) recorrentes. Em áreas como tórax e abdome, os pelos podem ser removidos se houver desejo estético ou funcional, como é o caso dos atletas (nadadores, por exemplo) ou profissionais que precisem aplicar filtro solar com frequência (o que é mais difícil se houver excesso de pelos na região).
O laser facial está indicado para o tratamento de manchas e vasinhos. As manchas solares (melanoses ou manchas senis) conferem um aspecto envelhecido e descuidado à pele e os homens buscam trata-las. Os vasinhos faciais também perturbam os homens pois deixam a pele avermelhada e algumas vezes passam a impressão de associação com consumo de álcool. Eles podem ser um sinal de rosácea, que requer tratamento e acompanhamento para não evoluir para deformidades faciais denominadas fimas. O laser trata tanto dos vasinhos solares, como daqueles relacionados com a rosácea. Os homens, em geral, estão menos familiarizados com os tratamentos disponíveis para queixas estéticas, muitas vezes desconhecendo as opções que podem lhes ajudar a cuidar do que lhes incomoda. Um homem satisfeito com a sua harmonia facial se mostra mais auto-confiante e competitivo. Consultando seu médico dermatologista você pode conhecer o tratamento mais indicado para você e alcançar bons resultados com tratamentos pouco invasivos.